Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar em Artes da Cena - LAPIAC
LAPIAC,
a consolidação de um sonho!
O LAPIAC é um sonho que se materializa no ano de 2019 depois de um encontro que se deu em 2011 com a admissão, de Alexandre Ferreira na Faculdade de Educação Física e Dança como professor em dedicação exclusiva e Valéria Figueiredo (que já era professora da instituição).
Esse encontro não foi somente acadêmico, mas antes de tudo afetivo, foi um casamento artístico-humano-acadêmico. Ao longo desses quase 10 anos fizemos e construímos muitas coisas juntos que permeou e permeia o universo da Arte e Educação.
Foram entrelaces entre diversas pessoas, discentes e outros docentes da UFG, discentes e docentes de instituições que se tornaram parceiras, tais como a UEG e IFG, artistas e comunidade.
A vida sempre promove bons encontros. E assim como Saltimbancos, a composição da equipe de coordenação foi fortalecida com a presença da Professora Natássia Garcia, que consigo trouxe o vínculo com a Escola de Música e Artes Cênicas - EMAC e também de outros Laboratórios que fomentam os aspectos inter e transdisciplinares dialógicos à cena e à educação.
No ano de 2019 o LAPIAC torna-se real não só dentro da FEFD e da UFG, mas como um grupo de pesquisa reconhecido pelo CAPES/CNPq. Assim, LAPIAC – Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar em Artes da Cena veio com o propósito de estudar a construção de conhecimento no campo das artes da cena e da educação em diferentes situações, espaços, tempos e modos de produção e pesquisa, olhando tanto para a educação formal quanto não formal.
A nossa pesquisa vai desde acervos imateriais até os materiais, que vão alimentar processos de criação transdisciplinares em dança, teatro e a contação de histórias. Tendo como meta produzir e publicizar obras cênicas que tangem as fronteiras da dança e do teatro, bem como textos, artigos, capítulos e livros que versam sobre os diversos assuntos pesquisados no dia a dia dos integrantes deste laboratório, criando e contribuindo para relações dialógicas, plurais e interartísticas com o campo do ensino seja ele formal ou não formal.
O LAPIAC hoje conta com uma equipe de mais de 20 pessoas, que vão desde artistas-discentes da graduação, pós-graduaçao, artistas-docentes de outras instituições e artistas-docentes da comunidade goiana. Todos se entrelaçando nos ambientes do ensino, pesquisa e extensão.
Agradecemos, sempre, a todos pelos encontros afetuosos e humanos com que o LAPIAC vem se construindo.
Gratidão eterna e estamos sempre abertos para novos e outros acolhimentos, para que possamos trocar experiências de vida e produzir conhecimento nas Artes da Cena.